Disciplina: Língua Portuguesa
Professora : Luiza Maria Alves Barreto
Conteúdo: Gênero textual: A carta ( Linguagem formal x Linguagem informal )
Conteúdo: Gênero textual: A carta ( Linguagem formal x Linguagem informal )
Público-alvo: alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental
Duração: 06 aulas
Objetivo Geral
Proporcionar ao educando o desenvolvimento de sua competência linguística através da leitura e da escrita de textos referentes ao gênero em estudo, contrapondo a linguagem formal à linguagem informal e evidenciando a necessidade de adequação do nível da linguagem às situações sóciocomunicativas.
Objetivos Específicos
Favorecer a leitura de textos que apresentem as características específicas do gênero textual: carta.
Instruir na produção de textos significativos que correspondam à vivência e realidade sóciocultural do aluno.
Evidenciar a distinção entre a linguagem formal e informal em suas situações de uso.
Competências e Habilidades
Agir como sujeito produzindo seu texto de acordo com as exigências da modalidade escrita e ao mesmo tempo tornando-o um conjunto único e pessoal.
Adequar o nível da linguagem ao contexto sóciocomunicativo, considerando o princípio interacional produtor-leitor.
Reescrever o texto para sanar possíveis dificuldades a fim de que o mesmo esteja condizente com a proposta de produção.
Interagir com os colegas através da socialização das produções no espaço de leitura.
Estratégias
"Correio pais e filhos"
Dividir os alunos em dois grupos que formarão duplas
1º grupo : (simulação de filhos)
Solicitação que escrevam cartas destinadas aos pais em linguagem informal
2º grupo : (simulação de pais)
Solicitação para que respondam as cartas destinadas aos filhos em linguagem formal
Leitura das cartas, ressaltando as especificidades da linguagem formal e informal e características do gênero textual em foco.
Recursos utilizados
Textos impressos
Papel ofício
Material do aluno
Avaliação
A avaliação ocorrerá de forma direta, contínua e processual, considerando a participação e interesse dos alunos durante a realização da atividade proposta.
Na produção textual valorizar:
-O nível da linguagem e o uso de elementos que caracterizam o gênero carta.
-A coerência e a coesão na escrita dos textos.
-A interação das duplas durante o processo de escrita.
-A leitura como momento de apresentação coletiva.
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