domingo, 24 de março de 2013

PLANO DE AULA

Disciplina: Língua Portuguesa
Professora : Luiza Maria Alves Barreto
Conteúdo: Gênero textual: A carta ( Linguagem formal x Linguagem informal )
Público-alvo: alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental
Duração: 06 aulas

Objetivo Geral
Proporcionar ao educando o desenvolvimento de sua competência linguística através da leitura e da escrita  de textos referentes ao gênero em estudo, contrapondo a linguagem formal à linguagem informal e evidenciando a necessidade de adequação do nível da  linguagem às situações sóciocomunicativas.

Objetivos Específicos
Favorecer a leitura de textos que apresentem as características específicas do gênero textual: carta.

Instruir na produção de textos significativos que  correspondam à vivência e realidade sóciocultural do aluno.

Evidenciar a distinção entre a linguagem formal e informal em suas situações de uso.

Competências e Habilidades
Agir como sujeito produzindo seu texto de acordo com as exigências da modalidade escrita e ao mesmo tempo tornando-o um conjunto único e pessoal.

Adequar  o nível da linguagem ao contexto sóciocomunicativo, considerando o princípio interacional produtor-leitor. 

Reescrever o texto para sanar possíveis dificuldades a fim de que o mesmo esteja condizente com a proposta de produção.

Interagir com os colegas através da socialização das produções no espaço de leitura.

Estratégias

"Correio  pais e filhos"
Dividir os alunos em dois grupos que formarão duplas
1º grupo : (simulação de filhos)
Solicitação que escrevam cartas destinadas aos pais em linguagem informal 

2º grupo : (simulação de pais)
Solicitação para que  respondam as cartas destinadas aos filhos em linguagem formal 

Leitura das cartas, ressaltando as especificidades da linguagem formal e informal e características do gênero textual em foco.

Recursos utilizados
Textos impressos
Papel ofício
Material do aluno

Avaliação
A  avaliação ocorrerá de forma direta, contínua e processual, considerando a participação e interesse dos alunos durante a realização da atividade proposta.
Na produção textual valorizar:
-O nível da linguagem e o uso de elementos que caracterizam o gênero carta.
-A coerência e a coesão na escrita dos textos.
-A interação das duplas durante o processo de escrita.
-A leitura como momento de apresentação coletiva.

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