sexta-feira, 22 de março de 2013

OI gente!Taí uma das minhas atividades propostas para trabalhar Gêneros Textuais:


Produção: um painel dos gêneros discursivos

1.  Pesquisa e análise de dados

Durante todo nosso percurso, compreendemos o que são gêneros discursivos e descobrimos que os textos representativos de cada um dos gêneros apresentam características comuns relativas à sua estrutura, aos temas abordados, ao estilo e à sua finalidade.
Jornais e revistas são espaços de circulação de um conjunto de gêneros diferentes. Em equipe, os estudantes deverão analisar o conjunto de textos que compõem as revistas de grande circulação.
Deverá ser analisado um sorteio para definir qual revista será analisada pelos diferentes grupos. Após o sorteio, os membros do grupo deverão fazer a leitura conjunta da revista a eles destinada e, com base nas características dos textos, separá-los, procurando agrupar aqueles que apresentam características semelhantes. Se quiserem, podem trabalhar com mais de um número da mesma revista.
Nesse momento, será muito importante a experiência de leitura de cada um dos membros do grupo, porque isso permitirá a identificação dos gêneros discursivos presentes na publicação analisada: noticia, crônica, reportagem, texto de opinião, etc.
     O resultado dessa analise deverá ser um painel intitulado Os gêneros que circulam na revista X (nome da revista analisada).
    
2.  Elaboração

. Organização dos exemplos de textos coletados durante a pesquisa: que gêneros discursivos estão representados pelos textos selecionados?
. No momento de analisar os textos, procurarão determinar quais são suas características comuns.
         . Há algo na estrutura desses textos que os identifique do ponto de vista da sua organização?
         . Qual é o tipo de temática abordada?
         . Qual é a finalidade desses textos?


Montagem do painel

No momento de montar o painel, os estudantes deverão seguir os passos abaixo:
. Propor um nome para cada gênero discursivo identificado. Sempre que se conhecer o nome do gênero, ele deverá ser utilizado.
. Fazer um quadro apresentando, brevemente, as características dos textos pertencentes a cada um dos gêneros exemplificados.


JANICE DA ROCHA E SILVA MATOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário