Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida
|
RELATO DE ATIVIDADES
|
Disciplina : Língua Portuguesa
Professor : Alexandre Lancilotti
de Oliveira
Nome da
Atividade: Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado
Série
: 1ºano/ensino médio
Tempo de realização:
- número de aulas:
02/ quantidade de horas:1:20
Conteúdos
trabalhados:
Leitura, interpretação e produção textual. (biografia)
Objetivos da atividade:
•
Refletir sobre as características de alguns gêneros textuais e como esses textos
orais ou escritos se apresentam, ou seja, sobre suas características em relação
ao contexto em que são usados;
• Despertar
o interesse e gosto pela leitura;
•
Reconhecer algumas características de gêneros textuais com os quais convivem;
Recursos utilizados:
•Textos
xerografados: Receita de Bolo de Fubá;
• Biografia de Ana Lins dos
Guimarães Peixoto;
• Propaganda
Estratégias de organização
espacial da sala de aula:
-Estilo
tradicional, fileiras, para o início da aula; em seguida formação em círculo
Desenvolvimento:
•A sala será dividida em três grupos: o primeiro ficará com a
biografia de Ana Lins Guimarães Peixoto (Cora Coralina), o segundo com uma
receita de bolo e o terceiro com uma propaganda.
•O professor orientará os alunos para a socialização dos textos.
Após a leitura silenciosa e depois compartilhada o professor fará algumas
reflexões:
-Qual a diferença entre o texto 1 e o 2?
-Qual o tema do texto 1? Quais as informações trazidas?
-O que é o texto 3? Por quê?
-No texto 2 é imprescindível o uso de imagens? Por quê?
•Após discussões mediadas
pelo professor é importante ressaltar algumas características dos textos; no
texto 1, espera-se que o aluno já tenha identificado, observa-se que as
informações estão organizadas em uma seqüência de parágrafos que abordam, cada
um, um aspecto da vida da poetisa Cora Coralina.Foi possível reconhecê-lo como
biográfico porque tem como objetivo descrever, retratar a vida de uma pessoa,
neste caso, Cora Coralina.Deixar bem claro esse gênero textual.
Já no texto 2, certamente
identificado, a estrutura é outra:uma parte é a enumeração dos ingredientes, a
outra, o modo de preparar o prato e ainda temos, nesse caso, a imagem para
ilustrar;
O texto 3 nos traz a
necessidade de uma leitura, não apenas no que diz o texto linguístico mas uma
leitura da imagem; ambas complementam o entendimento da mensagem.
É fundamental que o aluno
perceba que não é necessário conhecer uma classificação prévia desses textos,
basta saber ler e exercitar sua competência sociocomunicativa, para fazer essa
identificação a partir de sua vivência de mundo.
Em seguida, o professor
retomará a leitura do texto biográfico e sugere aos alunos a produção de sua
própria biografia, na terceira pessoa, ou, se preferirem, autobiografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário