quarta-feira, 20 de março de 2013

Gêneros textuais : do intuitivo ao sistematizado




Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida
RELATO DE ATIVIDADES


Disciplina : Língua Portuguesa
Professor : Alexandre Lancilotti de Oliveira

Nome da Atividade: Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado

Série : 1ºano/ensino médio              

Tempo de realização:
- número de aulas: 02/  quantidade de horas:1:20


Conteúdos trabalhados: Leitura, interpretação e produção textual. (biografia)


Objetivos da atividade:
Refletir sobre as características de alguns gêneros textuais e como esses textos orais ou escritos se apresentam, ou seja, sobre suas características em relação ao contexto em que são usados;
Despertar o interesse e gosto pela leitura;
Reconhecer algumas características de gêneros textuais com os quais convivem;


Recursos utilizados:
Textos xerografados: Receita de Bolo de Fubá;
Biografia de Ana Lins dos Guimarães Peixoto;
Propaganda


Estratégias de organização espacial da sala de aula:
-Estilo tradicional, fileiras, para o início da aula; em seguida formação em círculo


Desenvolvimento:
A sala será dividida em três grupos: o primeiro ficará com a biografia de Ana Lins Guimarães Peixoto (Cora Coralina), o segundo com uma receita de bolo e o terceiro com uma propaganda.

O professor orientará os alunos para a socialização dos textos. Após a leitura silenciosa e depois compartilhada o professor fará algumas reflexões:


-Qual a diferença entre o texto 1 e o 2?
-Qual o tema do texto 1? Quais as informações trazidas?
-O que é o texto 3? Por quê?


-No texto 2 é imprescindível o uso de imagens? Por quê?

Após discussões mediadas pelo professor é importante ressaltar algumas características dos textos; no texto 1, espera-se que o aluno já tenha identificado, observa-se que as informações estão organizadas em uma seqüência de parágrafos que abordam, cada um, um aspecto da vida da poetisa Cora Coralina.Foi possível reconhecê-lo como biográfico porque tem como objetivo descrever, retratar a vida de uma pessoa, neste caso, Cora Coralina.Deixar bem claro esse gênero textual.

Já no texto 2, certamente identificado, a estrutura é outra:uma parte é a enumeração dos ingredientes, a outra, o modo de preparar o prato e ainda temos, nesse caso, a imagem para ilustrar;

O texto 3 nos traz a necessidade de uma leitura, não apenas no que diz o texto linguístico  mas uma leitura da imagem; ambas complementam o entendimento da mensagem.

É fundamental que o aluno perceba que não é necessário conhecer uma classificação prévia desses textos, basta saber ler e exercitar sua competência sociocomunicativa, para fazer essa identificação a partir de sua vivência de mundo.

Em seguida, o professor retomará a leitura do texto biográfico e sugere aos alunos a produção de sua própria biografia, na terceira pessoa, ou, se preferirem, autobiografia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário