domingo, 24 de março de 2013

A linguagem da composição musical
Em algumas composições musicais, como a canção" Com que roupa?",de Noel Rosa, os autores se valem da chamada linguagem poética. Apesar do nome, a linguagem poética não se restringe à poesia ( que pode ser musicada ou não ), mas pode estar presente também nos contos, nos romances, nas crônicas, nas peças de teatro, em letras de música, dentre outros.
A linguagem poética distingue-se dos outros tipos de linguagem por apresentar as mensagens organizadas de forma muito peculiar, subjetiva. Nela, o eu poético, além do ritmo e das rimas, pode fazer uso de recursos especiais, chamados de figuras de linguagem,para exprimir seu modo pessoal de ver o mundo, sentir e pensar. Tais figuras- que podem ser classificadas em figuras de palavras, de pensamento, de construção e de som- tornam a linguagem mais expressiva e bela.
As composições musicais são uma forma de comunicação que, muitas vezes, exigem um pouco mais de reflexão do que outros tipos de texto por conter uma linguagem simbólica, cujos sentidos ficam subentendidos.
Que tal conhecer canções em que se utiliza a linguagem figurada ? A tarefa de sua turma, então, será pesquisar em sites letras de musicas, identificar as figuras de linguagem utilizadas em sua composição e analisar seu significado e efeito.
Etapas de trabalho

- Dividam-se em grupos, conforme orientação do professor.
- Acessem o site de busca " Google " e pesquisem composições musicais em sites de letras de música ou em páginas oficiais de cantores, compositores ou bandas musicais. Para isso, vejam detalhes no item " Dicas para navegar", mais adiante.
- Não se esqueçam de, posteriormente, completar a webgrafia com os sites utilizados e a data do acesso. Para isso, vejam orientações detalhadas no item " Dicas para sistematizar a webgrafia", mais à frente.
- Analisem as letras de músicas pesquisadas e verifiquem se elas contêm figuras de linguagem, identificando-as em cada verso ou trecho.
- Selecionem a composição musical que julgarem mais interessantes e rica em termos de linguagem. Identifiquem as figuras de linguagem utilizadas pelo eu poético, exemplificando-as com versos da canção e explicando que efeito elas causam na expressividade do texto.
- Em seguida, pesquisem uma imagem ( foto, gravura, pintura etc.) que possa ilustrar a composição musical escolhida pelo grupo. Para isso, veja mais orientações no item " Dicas para pesquisar imagens", mais adiante.
- Reproduzam a letra da canção em um editor de textos como Microsolft Word e redijam um texto com a  análise do grupo e respeito das figuras de linguagem identificadas, destacando os versos ou trechos em que elas aparecem.
- Imprimam o trabalho e entreguem-no ao professor.
- Agora vocês irão compartilhar a letra da música selecionada e as análises feitas pelo grupo com o restante da turma. Cada grupo deverá montar uma apresentação, que pode ser elaborada no Microsolft PowerPoint, com a letra da música escolhida na pesquisa na pesquisa e a imagem que ilustra. Os versos ou trechos que contêm figuras de linguagem devem ser destacados e identificados. Façam a apresentação desse conteúdo em slides ( por meio de retroprojetor) ou em datashow.
Se possível, consigam a gravação a gravação dessa canção em CD e levem para a sala de aula para que o restante da turma possa ouvi-la. Com a letra da música estará disponível para todos acompanharem, a classe poderá cantá-la em conjunto.
- Depois que a turma ouvir e cantar a música, o grupo iniciará a análise da letra da canção identificando as figuras de linguagem utilizadas, citadas, citando os trechos em que elas aparecem e explicando seu efeito em termos de expressividade.
Combinem previamente com o professor uma data para a apresentação dos trabalhos e providenciem todos os materiais necessários.
O objetivo dessa atividade, além do compartilhamento de informações é proporcionar aos alunos momentos de descontração e incentiva-los a levar o conhecimento para a vida, para a realidade de cada um.
Lúcia Cristina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário