sexta-feira, 22 de março de 2013

Alzira de Oliveira Souza Neta

 
 
Atividade : Gêneros Textuais : Charge
 
Previsão de duração da atividade: 8 Aulas
 
Série: 1º ano do Ensino Médio
 
Objetivos:
 
Identificar as caracteristicas de uma charge;
Discutir com os alunos o tema abordado nessa modalidade textual, a fim de estabelecer momentos de interação com o grupo;
Fazer uma prévia introdução sobre gêneros textuais, dando maior relevância para charge;
Desenvolver o espírito crítico do aluno ao ler uma charge;
Levar o aluno a reconhecer o caráter jornalístico da charge e sua presença em jornais, revistas, folhetos, etc.
Socializar a produção criada em grupo com outros alunos.
 
Conteúdos
 
Texto verbal e não-verbal
Gênero textual charge, inserido nos jornais, revistas, folhetos;
Intertextualidade
 
Procedimentos
 
Selecionar uma charge atual que retrate uma situação polêmica;
Explorar as imagens e/ou figuras contidas na charge, a fim de fazer com que os alunos percebam como esses elementos retratam a visão de quem a produziu;
Pedir ao grupo que expresse o tema tratado na charge em questão, a fim de estabelecer um processo de interação;
Solicitar aos alunos que procurem matérias nos jornais, revistas ou folhetos que abordem o mesmo assunto tratado na charge;
Com base nas informações contidas nas matérias discutidas em sala de aula, juntamente com a leitura da charge, o professor deverá fomentar um debate, no qual sejam evidenciados os valores sociais que as charges carregam, analisando a opinião nela expressa, e posicionando-se frente a essa opinião;
      Solicitar aos alunos que eles produzam em grupo uma charge, utilizando um tema do seu interesse.
      Expor as produções dos alunos no mural físico ou virtual da escola, a fim de socializar esses trabalhos com outros alunos.
 
Recursos
 
TV Pendrive;
Materiais dos alunos;
Mural físico ou virtual da escola;
Jornais, revistas, folhetos;
Internet.
 
Avaliação
A avaliação deve ser feita levando-se em consideração cada etapa de trabalho, desde a leitura da charge e suas respectivas informações, até as discussões realizadas em sala de aula, a produção de uma de sua autoria até a exibição no mural físico ou virtual da escola. Ao final, cada aluno fará uma auto-avaliação, ressaltando como a atividade contribuiu para o aprendizagm do conteúdo trabalhado.
 
Referências Bibliográficas
 
CEREJA, William Roberto e Thereza Cochar Magalhães. Português : Linguagens : Volume 1 : Ensino Médio. 5ª edição – São Paulo : Atual, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
Jornais, revistas e folhetos trazidos pelos alunos para a realização da atividade.
MINICUCCI, Agostinho. Psicologia Aplicada à Comunicação. Editora Atlas. (Capitulo – Meios de Comunicação)
MORAN, José Manuel. Aprendendo a viver caminhos para a realização plena : A comunicação autêntica e inautêntica
WEIL, Pierre e Roland Tompakow, O Corpo Fala: A Linguagem Silenciosa da Comunicação Não-Verbal. 27. ed., Rio de Janeiro: Vozes, 1990.

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