Atividade
: Gêneros Textuais : Charge
Previsão
de duração da atividade: 8 Aulas
Série: 1º
ano do Ensino Médio
Objetivos:
Identificar as caracteristicas de uma charge;
Discutir com os alunos o tema
abordado nessa modalidade textual, a fim de estabelecer momentos de interação
com o grupo;
Fazer uma prévia introdução sobre gêneros textuais, dando
maior relevância para charge;
Desenvolver o espírito crítico do aluno ao ler uma
charge;
Levar o aluno a reconhecer o caráter
jornalístico da charge e sua presença em jornais, revistas, folhetos, etc.
Socializar a produção criada em grupo
com outros alunos.
Conteúdos
Texto verbal e não-verbal
Gênero textual charge, inserido nos jornais,
revistas, folhetos;
Intertextualidade
Procedimentos
Selecionar
uma charge atual que retrate uma situação polêmica;
Explorar
as imagens e/ou figuras contidas na charge, a fim de fazer com que os alunos
percebam como esses elementos retratam a visão de quem a produziu;
Pedir ao
grupo que expresse o tema tratado na charge em questão, a fim de estabelecer um
processo de interação;
Solicitar
aos alunos que procurem matérias nos jornais, revistas ou folhetos que abordem
o mesmo assunto tratado na charge;
Com base
nas informações contidas nas matérias discutidas em sala de aula, juntamente com a
leitura da charge, o professor deverá fomentar um debate, no qual sejam
evidenciados os valores sociais que as charges carregam, analisando a opinião
nela expressa, e posicionando-se frente a essa opinião;
Solicitar
aos alunos que eles produzam em grupo uma charge, utilizando um tema do seu
interesse.
Expor as
produções dos alunos no mural físico ou virtual da escola, a fim de socializar
esses trabalhos com outros alunos.
Recursos
TV
Pendrive;
Materiais
dos alunos;
Mural
físico ou virtual da escola;
Jornais,
revistas, folhetos;
Internet.
Avaliação
A
avaliação deve ser feita levando-se em consideração cada etapa de trabalho,
desde a leitura da charge e suas respectivas informações, até as discussões
realizadas em sala de aula, a produção de uma de sua autoria até a exibição no
mural físico ou virtual da escola. Ao final, cada aluno fará uma
auto-avaliação, ressaltando como a atividade contribuiu para o aprendizagm do
conteúdo trabalhado.
Referências
Bibliográficas
CEREJA, William Roberto e Thereza
Cochar Magalhães. Português : Linguagens : Volume 1 : Ensino Médio. 5ª edição –
São Paulo : Atual, 2005.
MORAN, José Manuel. Aprendendo a viver
caminhos para a realização plena : A comunicação autêntica e inautêntica
WEIL, Pierre e Roland Tompakow, O
Corpo Fala: A Linguagem Silenciosa da Comunicação Não-Verbal. 27. ed., Rio
de Janeiro: Vozes, 1990.
Nenhum comentário:
Postar um comentário